
É incrível como temos o ponto cardeal norte como referencial "em cima". E isto está tão impregnado em nossas mentes que não conseguimos pensar diferente, tente: para onde está o norte?-em cima ou em baixo? Se você respondeu em baixo você está errado e se você respondeu em cima também está. O planeta está no vazio do universo então com base em que referencial você aponta que isto está em cima ou em baixo?! Este referencial desde a época que se pensava que a terra era plana é o referencial ideológico. Pense em um mapa, aqueles que a sua professora de geografia levava pra sala, onde está o Brasil?

Isso mesmo no cantinho inferior do mapa, ai eu te pergunto porque? Porque agente não se incomoda com isso? Porque a Europa está no centro do mapa? É uma questão de perspectiva, falta-nos identidade, e falta-nos a nossa perspectiva. Prazer em dizer eu sou Brasileiro, de querer ver o Brasil no centro desse mapa, já que nós estudamos o mundo a partir dele nada mais justo colocá-lo em destaque. É uma representação que traz muito além de uma imagem traz uma ideologia, e é preciso que nos atentemos a isto. O mundo é uma esfera quase perfeita, transferi-la para o plano sem distorção é impossível, não vamos fazer com que a ideologia distorça mais ainda a imagem do mundo. Vamos ver um mundo assim, de uma forma diferente:

Reflita: Porque dizemos nortear como sinônimo de tomar a direção correta e não Sulear?
(Marra Messias Silva)
Eh amiga, como eu mesma diria,
ResponderExcluirnós não ficamos dernorteados e sim des-suleados!
=]
Muito bom o artigo Marrara. É bom pensarmos nisso!
ResponderExcluirMarrara respondendo a sua pergunta, acredito que dizemos desnortear devido a maior parte dos mapas, globos e qualquer outra forma de representação da Terra, põe a Europa no centro e seus "arredores" (América do Norte, Ásia - esta talvez por simples considência- e o Japão) em cima do restante do povão, na parte superior, e talvez até mesmo por isso surgiu esse paradigma de povos do sul menos desenvolvidos e povos do norte mais desenvolvidos, também não podemos esquecer, e como você mesma já citou, o mapa é uma representação ideológica de quem o cria, de quem o elabora, dessa forma, podemos, e somos capazes de por as nossas idéias permeando novos mapas, com o Brasil sendo representado de qualquer tamanho em qualquer local do palnisfério. Abraços
ResponderExcluirAs imagens sempre estão carregadas de alguma ideologia. É a sua condição de ser! Ainda mais quando se trata de um instrumento tão importânte como um mapa, levando em conta o contexto histórico! reflitiremos sobre isso!
ResponderExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirnesse mundo em que vivemos hoje e que viveremos ainda ,devemos encontrar maneiras de mostrar que não aceitamos ou que ao menos não concordamos com as imposições que nos são colocadas.e nos sulear nao é comum e nem mesmo utilizado em nossas salas de aula da Faculdade , da a impressao de que sempre foi e sera assim.
ResponderExcluira vocês minhas queridas muito sucesso.
bons estudos!
Realmente a tarefa de desconstruir conhecimentos tão consolidados não é fácil, mas essa é uma de nossas funções enquanto professores. Devemos evitar os mitos...
ResponderExcluirParabéns pelo trabalho...
Parabéns pelo texto Marrara...essa discussão ideológica é muito importante para a constituição de nossa cidadania e identidade...
ResponderExcluirAliás, os referências nortear e sulear podem ser simplesmente substituídos por orientar, que relaciona-se ao nascer do Sol, entre outro significados. Ao invés de dizermos algumas vezes que estamos desnorteados, basta dizer desorientados...espero ter me feito entender!
Abração!
Gostei muito desse texto Marrara e Ludmila, creio que nós enquanto futuros professores teremos um papel muito importante em ensinar uma Geografia diferente da tradicional e que possa realmente formar cidadãos críticos! Parabéns!
ResponderExcluirLumila e Marrara. parabéns pelo blog e pela escolha dos temas. Vejo que vocês estão bem orientadas. Ou deveria dizer "norteadas" ? Um abraço. Prof. Alex Ratts (LaGENTE/IESA/UFG).
ResponderExcluir